Um escritor que me faz bem!!! BEM!!!!!

ERIC-EMMANUEL SCHMITT

 (…)

A sua recusa da introspecção crua e totalmente anti-metafísica coloca-o à margem. Porquê essa escolha?

 Por pudor e por uma questão de estilo. Acho que é falando pouco que se diz muito. Esta espécie de contenção é uma maneira de dar margem de manobra ao outro. Sempre quis falar do homem universal. Sou um escritor da esperança num mundo desesperado .(…) Não é voluntário. Sou assim. Não consigo pensar de outra forma. Mas o meu optimismo é voluntário. (…) Não cedo àquilo que declina, às forças descendentes, depressivas. O optimismo e o pessimismo partem da mesma constatação de que a vida é dolorosa, por vezes trágica e injusta. O pessimismo consente, dizendo: “A vida é uma merda”. É tudo merda menos eu, diz a maior parte dos péssimistas. O optimista não se permite pensar que nada vale a pena, ele acredita que deve transmitir o Mundo. Nos meus livros, a transmissão é um tema recorrente, como o da responsabilidade perante o Mundo que fazemos.

 (…)

Compreendo perfeitamente o pessimismo. A resignação. Mas às vezes é uma pose que dá, nas nossas sociedades, um ar mais inteligente às pessoas. A mim, irrita-me profundamente. Não há nada mais fácil hoje em dia do que ser cínico e pessimista. O pessimismo é o grande preconceito contemporâneo (…). Os optimistas são considerados tontos que não conhecem a dor. É precisamente o oposto. O optimista é aquele que, conhecendo bem a infelicidade, não se permite instalar-se nela.

 in www.evene.fr em Outubro de 2005, citado no livreto  do espectáculo “Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa” do Teatro Nacional D. Maria II (2008)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: