A Sereiazinha

sereiazinha

O Carnaval ainda não está à porta, mas a Ana já sabe o que vai ser… Uma sereia! Viu o filme da Disney “A Pequena Sereia” mil vezes, achou graça à cauda de peixe e tem de ser assim: cauda verde, biquíni roxo. A criatividade levada de arrasto… digo eu! Eu, a quem vai caber o desafio de fazer um biquíni à prova de temperaturas negativas. Portanto, já tenho uma aventura criativa marcada para 2018.

Assim, a propósito disto, lembrei-me que seria interessante ler-mos a história original de Hans C. Andersen, que eu própria nunca tinha lido: A Sereiazinha. Pela mancha gráfica percebi que a coisa era bem mais densa do que imaginava e fiquei apreensiva sobre o interesse da filha. Mas havia entusiasmo e ficou combinado que se alguém se aborrecesse parava-mos até próximas vontades. Enganei-me e bem. A leitura rolou maravilhosamente e acabei por ser eu a pedir paragem porque já era muito tarde (a história é grande, levou 3 noites).

Acabámos ontem à noite e eu continuo encantada. É uma história mágica, com encanto, suspense, terror, drama, romance, espiritualidade. Não sei das morais, que sempre me custaram espremer das histórias, mas elevou o meu espírito e fez-me pensar sobre o sentido da vida, do poder do desejo e do amor, e no que está para além da morte. A história não tem um final feliz, a sereiazinha morre desgostosa de amor, mas o final não é triste… é iluminado, celeste. Muito bonito.  Não sei se a Ana “adorou”… mas gostou muito e sempre com vontade de mais e mais.

E continuo também pasmada com o que a Disney fez com tudo isto. Tão, mas tão açucarado que fez desaparecer toda a emoção e grandiosidade deste conto. Acho que não vou conseguir ver o filme outra vez!

[O livro onde encontrei este conto é uma publicação da Dom Quixote: “Contos de Fadas” de Hans C. Andersen  (Biblioteca Juvenil Dom Quixote). Um livro de 1996 de que não consegui encontrar referências na internet. ]

Anúncios

1 comentário a “A Sereiazinha

  1. Pingback: Alforreca Água Medusa Viva! | A Lua Está A Voar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: