Vestido-Íris

Vestido Arco-Íris 1

Aos poucos, os pedidos para fazer criações originais vão aumentando e surgindo como que presentes para a minha vaidade de artesã. Amo! Encho-me de brios e supero-me. Hoje terminei este vestido para uma bebé que está prestes a fazer 1 ano de vida, de cor e alegria. Surgiu de um pedido excepcional da Raquel que, como já antes outras pessoas, depositou em mim uma fé maravilhosa e aceitou um resultado surpresa! É esse o nosso contrato, dizem-me o que querem (e nem sempre sabem muito bem), eu estudo o assunto e proponho uma surpresa. Não é magnífico?? Desta vez a Raquel deu-me algumas coordenadas muito interessantes: as cores do arco-íris, um figurino de festa mas… com materiais reutilizados. Era o pedido que eu vinha a desejar há muito tempo! É um caminho que tenho vindo a trilhar, ainda que timidamente, e sei que vou bem.

Grande parte dos materiais acabaram por não ser propriamente tecidos em reutilização, mas antes materiais em fim de linha. Tenho séria dificuldade em destralhar aparas mínimas e… ainda bem! porque tenho muitas por onde escolher cores para um arco-íris! Entre estas seis cores tenho: uma almofada roxa (ah! o violeta é mesmo reutilizaçao – era de uma almofada desfeita!), sobras minúsculas de outros trabalhos, um rosa/vermelho de um projecto que ficou por terminar (talvez uma saia, não sei, o projecto não era meu), e um retalho branco e outro floral colorido que cada um por si não chegava para uma roupinha de bebé – tive de os combinar… o segredo da melhor das criações é não ter pano que chegue, ehehehe!

E agora sim! A reutilização de materiais, singela! mas que se deu de forma muito feliz:
Para as gotinhas de chuva utilizei o plástico de insufláveis estragados. Há muitos muitos anos, estive a produzir um espectáculo de teatro cujo cenário e adereços seria unicamente feito de insufláveis. Criativamente foi uma ideia muito boa, mas que infelizmente não chegou a ir para a frente. Os insufláveis acabaram por ser usados convencionalmente até se estragarem e desaparecerem. Sobraram-me três cores que combinadas deram seis! Plim! Chuva!

Para os pompons, usei as lãs que a minha mãe abandonou aqui em casa. Se eu tenho panca de guardar materiais… ela então, é o lixo zero das artes em pessoa! Sobras e linhas de camisolas desfeitas andam para aqui aos pontapés (o que eu já lhe pedi para levar tudo daqui!!!). O forro foi feito de um velho lençol branco.
O tule é a peça maior e é uma sobra de um outro projecto e a renda vem do final de uma pequena confecção (eu devia ter feito um artigo sobre esta história!! Aqui há uns tempos comprei um lote de material de costura já muito antigo (fitas, botões, tecidos, galões, elásticos, fechos etc. e etc. ) a uma senhora que teve uma pequena confecção que fechou há anos e que finalmente “teve coragem” (como a compreendo!) de destralhar todo o material que já não usava).
Novos em folha são apenas o fecho e as linhas de costura que seriam as únicas coisas que teria de comprar se já não cá estivesse pelo atelier.

O vestido é feito com base no molde Blake da Mingo and Grace de que já tinha feito uma versão para a Anamé. Fiz alteração à parte de baixo, acrescentando uma saia balão de tule e reduzindo a saia a uma pequena faixa. É que o tecido não dava para mais!- ainda tive que acrescentar outros tecidos na parte de trás para o completar. Ou seja, foram problemas que por si só foram soluções – a falta de pano foi perfeita para se ver a saia de tule com os pompons e para lhe dar um pormenor tão especial nas costas.Vestido Arco-Íris 5

Agora, o que mais quero é saber como fica o vestido à mais linda pessoa arco-íris da Raquel!
Entretanto… já tenho em mãos mais um encomenda destas: especial e completamente diferente! A seguir vou para o circo!!!! Siga! 🌈

Anúncios

2 comentários a “Vestido-Íris

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: