
C.M.Maia/Teatro Art’Imagem
Espectáculo – Exercício Final Oficina Teatrinho ao Palco 2019 | Cristais no Céu (a partir de “A Chuva Pasmada” de Mia Couto)
29 de Junho de 2019 |16h00 |30 Minutos |M/6
Em Cristais no Céu vamos até África a fazer de conta, vamos para sentir o calor da terra e as ameaças da chuva e nos emocionarmos, como em qualquer parte deste mundo, com o que de mais terreno temos: a vida – cheia de desafios, mudanças, injustiças e inquietações. Mas também com alegria e compreensão.
Para chegarmos até este exercício final passámos 6 meses a brincar ao faz de conta, para acabarmos a falar sobre a morte como se ela fizesse parte da brincadeira, como se ela fizesse parte da vida, como se ela fosse tão natural como a chuva, como se ela fosse simples como a natureza a programou, como se nós a aceitássemos como ela é. A chuva, que aparece suspensa na narrativa de Mia Couto, assim parada, deu- nos tempo para a observar e reflectir sobre os contecimentos tão complexos que acontecem nas nossas vidas. Sem medos, nem terrores – só a procura de sentido e a descoberta do que permanece depois dos nossos mais queridos partirem que nem cristais no céu. Quem fica? E o que fica? Afinal, no final, parece que fica muito, fica tudo, fica a vida, cheia de graça.
Dramaturgia e Direcção: Andreia Macedo | Autor: Mia Couto | Elenco: Alexandre Bento, Ana Senhorinha, Beatriz Bronze, Cátia Fontes, Catarina Conceição, Dinis Sá, Inês Senhorinha, Joana Moreira, Lorena Rocha, Matilde Sá, Maria Inês Maia, Maria Santos, Sofia Amaral, Sofia Ferreira, Susana Ferreira, Tomás Moreira.
30minutos | M/6
Foram seis meses de descobertas sobre morte, racismo, colonialismo, religião e mais alguns pesos pesados… sem dizer nada, sem apontar, sem nomear. Sem peso, sem apontamentos e fichas. Só fazer, só reflectir. E cada um levou consigo as suas próprias descobertas.